Ação de controle e prevenção ao diabetes é realizada em Barra de São João | Rio das Ostras Jornal

Ação de controle e prevenção ao diabetes é realizada em Barra de São João

No próximo mês, ação acontecerá novamente em outras duas localidades do município

Com o intuito de gerar promoção em saúde à população, a Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, dia 25, mais uma ação de controle e prevenção ao diabetes. O distrito Barra de São João foi contemplado com a iniciativa, que aconteceu na Praça Eulálio Gomes da Silva, no bairro Nova Barra.

Durante a manhã, os moradores puderam aferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia e receber orientações sobre alimentação saudável e uso correto de medicamentos. O morador Amós Souza Ribas aproveitou que a ação estava acontecendo no bairro onde mora e recebeu o atendimento dos profissionais de saúde antes de ir para o trabalho. “Estava precisando fazer este teste há bastante tempo, mas com a correria do dia a dia acabou ficando para depois. Com a ação acontecendo perto da minha casa, ficou mais fácil ter esse cuidado”, disse.

A moradora Lucir Gomes também gostou de participar da ação. “Foi muito bom ter essa facilidade de ser atendida de maneira rápida e eficiente pela equipe de saúde. É importante não descuidar da nossa saúde e esta ação vem de encontro a esta necessidade”, afirma.

O secretário de Saúde, Edson Mangefesti, esteve presente na ação e anunciou que a ação deverá acontecer novamente no próximo mês, em outras duas localidades.  “Como se trata de uma doença crônica e silenciosa, é importante realizar periodicamente ações como esta para alertar a população, já que no Brasil aproximadamente oito milhões de pessoas são diabéticas”, frisou.


SOBRE A DOENÇA - O diabetes melito é uma doença caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como o excesso de sono (estágio inicial), cansaço e dificuldades físico-táticas em efetuar as tarefas desejadas. Quando a doença não é tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras. Embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam qualidade de vida para o paciente portador.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE