Teori manda juiz auxiliar ouvir Nestor Cerveró sobre delação premiada | Rio das Ostras Jornal

Teori manda juiz auxiliar ouvir Nestor Cerveró sobre delação premiada

Delação precisa ser homologada pelo Supremo Tribunal Federal. Juiz quer saber, por exemplo, se Cerveró não foi coagido a fechar acordo.
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, mandou o juiz auxiliar do gabinete que atua na área criminal ouvir o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró sobre o acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República
Cerveró, que está preso no Paraná, fechou o acordo para contar o que sabe sobre o esquema de corrupção na Petrobras em troca de uma pena menor.
Pelo fato de Cerveró ter envolvido parlamentares, como o senador Delcídio do Amaral, que foi preso na semana passada, o acordo de delação precisa ser homologado, ou seja, confirmado, pelo Supremo.
Sempre que analisa um acordo de delação, antes de validá-lo, Teori ouve o delator, para saber se o acusado foi coagido ou não a falar o que sabe, por exemplo. O ministro não avaliar o teor da delação, e sim verifica se o acordo (que prevê o que o acusado vai devolver, quanto tempo ficará preso, entre outros itens), está dentro da legalidade.
Nestor Cerveró prestou alguns depoimentos dentro da delação. Foram específicos sobre o envolvimento de Delcídio, do chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, do advogado Edson Ribeiro, que defendia o ex-diretor, e do banqueiro André Esteves.
Os quatro foram presos depois de o filho de Cerveró, Bernardo, gravar uma conversa que apontou tentativa de manipular a delação premiada do ex-diretor, para que nem Delcidio e nem Esteves fossem citados. Em troca, a família de Cerveró receberia R$ 50 mil mensais.

Quando pediu abertura de investigação contra os quatro e as prisões, a Procuradoria também enviou para o Supremo o acordo de delação premiada de Cerveró. A expectativa, porém, é que depois de ser validado o acordo, o ex-diretor continue a contar mais detalhes sobre o esquema na Petrobras.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE