Comissão trabalha para restaurar Capela de Barra de São João | Rio das Ostras Jornal

Comissão trabalha para restaurar Capela de Barra de São João

Ações estão sendo feitas por meio de parcerias com Prefeitura de Casimiro de Abreu, Diocese de Nova Friburgo, Inepac, IPHAN e moradores

Na manhã da última quinta-feira, dia 26, mais uma visita técnica à Capela de São João Baptista, em Barra de São João, reuniu representantes da Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Fundação Cultural, da Diocese de Nova Friburgo e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC para iniciar o processo de levantamento de danos sofridos ao longo do tempo pela Capela.

Construída no século XVII, a Capela de São João Baptista é um dos pontos turísticos de Barra de São João e tem reunido moradores, autoridades municipais e diocesanas em torno de um projeto de restauro para o prédio.

De acordo com o consultor Geraldo Filizolla, que tem grande experiência como engenheiro estrutural, o primeiro passo que deve ser tomado é a análise estrutural do espaço e a proposta de intervenção, para que se trabalhe na causa e não na consequência. “A primeira fase do projeto é para evitar que esses bens tombados se deteriorem mais. O levantamento estrutural e de danos permite uma visão global do imóvel. A proposta de intervenção depende dessa análise minuciosa”, explicou.

A Capela tem recebido atenção municipal desde 2010, havendo um incremento deste processo com a participação ativa da Fundação Cultural desde 2013. “A Capela é tombada pelo INEPAC e pertence à Diocese de Nova Friburgo, então, para qualquer intervenção de restauro ou preservação é necessária a anuência dessas duas instituições”, explicou o presidente da Fundação Cultural, Luis Gustavo Marchiori.

Ainda segundo ele, uma comissão formada pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, Diocese de Nova Friburgo, representantes da sociedade civil e técnicos do IPHAN têm se reunido nos últimos meses para dar mais celeridade e transparência ao processo. “Já tivemos reuniões com o Bispo da Diocese, Dom Edney, para apresentar todas as ações efetuadas até agora e reafirmar a posição de apoio da Diocese ao processo de restauro”, disse Gustavo.

De acordo com Dom Edney, a Capela São João Batista possui grande relevância dentro do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Diocese. "Desde 2012, temos facilitado o acesso a este imóvel para os agentes da Fundação Cultural Casimiro de Abreu, do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e da Sociedade Civil, que integram a equipe multidisciplinar dedicada ao projeto de restauração desta Capela. Temos fornecido todo o apoio para que as reparações ao imóvel atendam às normas técnicas e ocorram sem demora. Não possuímos os necessários recursos econômicos, mas nos sentimos esperançosos por ver este trabalho encaminhado".

A CAPELA - Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico Cultural – INEPAC desde 1978, a capela necessita de intervenções de escoramento, conforme documento de vistoria produzido pela equipe do Escritório Técnico do IPHAN da Região dos Lagos, a fim de retardar o processo de deterioração da estrutura até se realizar o restauro.

A Capela possui em andamento um processo junto ao IPHAN para tombamento em nível federal. Esta ação é importante para que haja a facilitação de captação de recursos junto à União. Ainda para garantir recursos para o restauro, a Fundação Cultural junto a Assessoria de Captação de Recursos, tem identificado linhas de financiamento e inscrito propostas para captação. O prefeito Antônio Marcos também vem fazendo gestões a nível estadual e federal a fim de obter de recursos para o projeto.

O Restauro do monumento obedecerá a três fases distintas: as ações emergenciais, o projeto e a obra propriamente dita. Para cada uma destas ações serão necessários procedimentos específicos e a concordância das três instituições envolvidas: a Prefeitura de Casimiro de Abreu, a Diocese de Nova Friburgo e o INEPAC.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE