Prefeitura já recolheu mais de 540 toneladas de pneus em 2015 | Rio das Ostras Jornal

Prefeitura já recolheu mais de 540 toneladas de pneus em 2015

Os pneus são armazenados e, semanalmente, encaminhados a uma entidade conveniada ao Inea
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente (Sema), segue com o trabalho de preservação do meio ambiente por meio da coleta de pneus inservíveis ou inutilizados. Somente, neste ano, de janeiro a setembro, mais de 540 toneladas do resíduo foram recolhidas em borracharias cadastradas no município. São milhares de pneus que, sem a devida destinação, acabam prejudicando o ecossistema.

O programa de recolhimento é resultado de um convênio firmado entre o município e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos - que estabelece aos fabricantes a reutilização e destinação adequada dos pneus. Todos os objetos são armazenados pela prefeitura em local próprio, de caráter temporário e, semanalmente, são encaminhados à Reciclanip - entidade conveniada ao Instituto estadual do Ambiente (Inea) -, sem fins lucrativos, criada pelos próprios fabricantes para o beneficiamento dos resíduos.

- Os pneus possuem componentes altamente prejudiciais ao meio ambiente e, se não descartados da maneira correta, trazem grandes danos, representando ainda um problema de saúde pública. A Secretaria de Ambiente oferece este serviço e se coloca à disposição do cidadão que queira fazer a entrega do pneu”, afirmou o secretário Gerson Lucas Martins, acrescentando que os pneus não devem ser incinerados, uma vez que – além de provocar uma fumaça prejudicial à saúde –, geram resíduos que contaminam o solo e a água.

O pneu, quando encerra sua vida-útil, pode ser reutilizado (gerando jardineiras, balanços, mesas, etc), reciclado (servindo como matéria-prima para novos produtos como solados de sapato, borrachas de vedação, dutos pluviais, etc) ou utilizado na construção de contenção e fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha.

Em Macaé, a Lei Municipal nº 2.842/2006 proíbe o depósito e/ou armazenagem, ao ar livre, de equipamentos e objetos que possam reter água. Em caso de descumprimento da lei, o infrator está sujeito a penalidades. Atenta a esta questão, a Secretaria de Ambiente oferece este serviço permanente de recolhimento dos pneus em mais de 70 borracharias cadastradas. Em média, cerca de 60 toneladas de pneus são coletadas mensalmente.

Para mais informações, orientação técnica quanto a este projeto ou agendamento para recolhimento dos pneus inutilizados, o cidadão pode entrar em contato com a Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território da Secretaria de Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (22) 2796-1280 / 2796-1380.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE