Curso de Cuidador de Idosos envolve amor e dedicação | Rio das Ostras Jornal

Curso de Cuidador de Idosos envolve amor e dedicação

(Fotos: Bruno Campos)
As aulas levam o aluno a uma vivência prática da atuação profissional
Amor e dedicação. Isso é o que as 19 alunas do Curso de Cuidador de Idosos, promovido pela Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), estão experimentando em suas aulas práticas. Os momentos, que permitem uma vivência de como será a atuação futura como profissional, acontecem todos os dias, entre 7h e 13h, na Liga Beneficente Asilo Casa do Idoso, na Imbetiba.

O Curso de Cuidador de Idosos teve início em agosto e termina em novembro de 2015. Em suas aulas práticas, são ensinados, por exemplo, cuidados gerais com o idoso, como auxílio na hora de retirá-lo da cama, até a alimentação mais adequada, passando pela troca de fraudas. Já os cuidados específicos, referem-se à atenção com a higiene do público alvo.

Para a aluna Elisete Gomes Pinto, de 37 anos, as perspectivas de empregabilidade são positivas: o salário varia entre R$ 1 mil e R$ 1,2 mil. “É um curso que deve ser feito com paciência, disposição, amor e dedicação”, avalia. Já Hercília Pinto, de 50 anos, disse que as experiências adquiridas com as aulas têm sido muito válidas, inclusive para tratar de idosos em sua família. “Gosto muito do que faço”, explica.

Com o curso é possível aprender ainda sobre os direitos dos idosos, primeiros socorros, perfil profissional (como devem se comportar), biossegurança (técnicas de segurança pessoal), saúde bucal e processo de envelhecimento do idoso (as fases e problemas de saúde que têm de enfrentar com a idade).

Segundo a supervisora do curso, a enfermeira Amanda Raposo, com o fato de a população brasileira estar envelhecendo, torna-se necessário uma preparação mais cuidadosa e intensa. “Respeitar o idoso é respeitar o nosso futuro, porque todos nós seremos idosos”, ressalta. Na Casa do Idoso, por exemplo, há uma interna de 106 anos de idade. 
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE