Trabalhadores passam a noite em fila de seguro-desemprego na Baixada | Rio das Ostras Jornal

Trabalhadores passam a noite em fila de seguro-desemprego na Baixada

Em São João de Meriti, são distribuídas apenas 20 senhas por dia.
Um problema que tem tirado o sossego da população do Rio de Janeiro são as longas filas para o seguro-desemprego. Na madrugada desta sexta-feira (28), uma equipe do Bom Dia Rio esteve num posto de atendimento em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e encontrou pessoas dormindo na calçada, sem nenhum tipo de segurança, a espera para conseguir um direito básico do trabalhador.
Na calçada do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em frente ao Posto de Vilar dos Teles, eles são números de uma longa espera. “Eu cheguei aqui às 19h de ontem. Já sabia que iria virar a noite. Achei um papelão na esquina para improvisar e não passar frio. Eu me sinto humilhado com essa situação”, disse Inácio Silva.
Agora multiplica isso por três, porque é a terceira tentativa do seu Inácio para dar entrada no seguro desemprego. “A primeira vez eu cheguei aqui às 5h, mas tinha muita gente e eu fui embora. Ontem eu cheguei 1h40, mas também já tinha muita gente e eu voltei para casa.”, completou Inácio.
Num cenário como este as histórias se repetem. O Sérgio, demitido no mês passado, já tentou dar entrada no benefício duas vezes. Ele passa a noite sem dormir para tentar ser atendido às 9h e ainda corre para um “bico”, que começa uma hora depois.
“Estou fazendo bico em uma obra. Estou precisando. Estou virando a noite aqui e tenho que trabalhar amanhã cedo”, disse Sérgio Barbosa.
Todas as pessoas da fila disseram que entraram no site do Ministério do Trabalho para fazer o agendamento, mas a página estava fora do ar. A Ana Cristina disse que conseguiu acessar a alguns dias, mas a data disponível para o posto de atendimento que ela queria era para daqui a dois meses. “O prazo é curto para dar entrada no seguro, não tem como aguardar”, disse Ana Cristina.
Vários telespectadores enviaram vídeos e mensagens para o Whatssap da TV Globo reclamando dos problemas para agendar o atendimento pelo site. O jeito encontrado por algumas pessoas é procurar os postos no interior do estado, como Miguel Pereira e Itaperuna. Entretanto, nem todo mundo tem dinheiro para viajar.
“Café, rosquinha, tem tudo aqui. Só assim pra aguentar o frio. As pessoas da faculdade aqui de perto ficam com medo pensando que somos moradores de rua”, disse Ana Cristina.
No posto visitado pela equipe do Bom Dia Rio, só são atendidas 20 pessoas por dia. Os desempregados tentam se organizar entre eles, mas na maioria das vezes ainda há confusão.
“Tem duas pessoas, mas na verdade elas estão guardando lugar para mais duas ou três pessoas e quem está no final da fila sofre essa consequência”, disse um trabalhador.
O Ministério do Trabalho afirmou que houve diminuição de 9% nos pedidos de seguro-desemprego no Rio. O volume total de solicitações, entre janeiro e julho de 2015, foi de 348.720, contra 378.849 do mesmo período do ano anterior.

“É horrível, uma situação é constrangedora, horrível”, completou Ana Cristina.               
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE