Desenvolvimento Econômico e Fiperj fazem balanço de parceria | Rio das Ostras Jornal

Desenvolvimento Econômico e Fiperj fazem balanço de parceria

Objetivo é contribuir para qualidade da atividade pesqueira no município
A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo e os técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) realizaram, na manhã desta terça-feira (28), um balanço das ações desenvolvidas no município, por meio da parceria criada entre os órgãos.

- O apoio da Fiperj tem sido fundamental para a cadeia produtiva da pesca. Capacitar os atores envolvidos nesse processo com curso de beneficiamento nos dá a certeza de que vamos sempre além quando unimos forças e contamos com o apoio do Estado nas ações aqui na cidade - enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães.

De acordo com a gerente de Controle de Qualidade do Mercado de Peixes, Mariana Previtalli, o balanço é positivo. Foram realizadas diversas ações no município, entre elas o curso de Boas Práticas e Beneficiamento Artesanal do Pescado, em parceria com a secretaria de Educação, ministrado pelos técnicos da Fiperj. Outro trabalho é a capacitação realizada junto aos pescadores para que possam fornecer o pescado para a merenda escolar. "Durante a ação são passadas informações a respeito da documentação certa para que eles possam participar da licitação", acrescentou a gerente.

A Fiperj realiza também um levantamento estatístico sobre o pescado capturado no município. Segundo Mariana, no ano passado, de julho a dezembro, foram registradas 533 toneladas de pescado. Outra ação, durante a Semana Santa, foi o "De Olho no Peixe", que teve como objetivo orientar os consumidores sobre a qualidade do pescado. “Estamos atuando também na elaboração de um Plano de Recuperação do Entorno do Mercado de Peixes, em parceria com a secretaria de Ambiente, entre outros projetos”, afirmou.

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro também orienta o pescador em como adquirir declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e como confeccionar o talonário fiscal. Em Macaé, o escritório da Fiperj possui dois analistas de Recursos Pesqueiros e quatro Extensionistas. Mais informações podem ser obtidas na Avenida Rui Barbosa, 1725, salas 57 e 58 ou pelo telefone: (22) 2791-7433.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE