Cabo Frio: novas matrículas da rede municipal de ensino serão feitas online | Rio das Ostras Jornal

Cabo Frio: novas matrículas da rede municipal de ensino serão feitas online

Para as próximas matrículas haverá uma novidade: a primeira fase de pré-matrículas novas na internet será exclusivamente para candidatos com deficiência.

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio divulga a Resolução/SEME Nº5, de 05 de dezembro de 2014, em que ficam estabelecidos os critérios de renovações e matrículas novas na Rede. Pelo segundo ano consecutivo as pré-matrículas novas serão online. Já as renovações seguem critérios e cronogramas específicos, que também foram divulgados aos interessados pelos diretores escolares.

É preciso estar atento aos prazos. Entre os dias 29 de dezembro e 07 de janeiro é o período para a efetivação de matrículas nas escolas de destino dos alunos encaminhados de outra Unidade de Ensino da Rede. Já entre os dias 29 de dezembro e 05 de fevereiro será o período em que o link para os procedimentos online estarão disponíveis no portal oficial da Prefeitura.

Para as próximas matrículas haverá uma novidade: a primeira fase de pré-matrículas novas na internet será exclusivamente para candidatos com deficiência – uma grande conquista que garante a reserva das vagas para esse público. Antes, todos precisavam participar do processo seletivo no mesmo período. Assim, as pré-matrículas novas na internet serão realizadas em três fases, sendo que a segunda será para os candidatos em geral e a terceira para os dois públicos.

O procedimento online é o mais eficaz e ainda garante a transparência no preenchimento das vagas disponíveis. Vale destacar ainda que as escolas municipais Arlete Rosa Castanho e Professor Renato Azevedo seguem procedimentos diferentes por exigirem triagem específica dos alunos. Assim, exclusivamente nessas unidades, as matrículas serão realizadas na própria escola, a partir do dia 12 de fevereiro de 2015.

Para realizar a pré-matrícula online, basta seguir os passos no portal da Prefeitura www.cabofrio.rj.gov.br, por meio do link “Pré-matrícula Online” e não se esquecer de imprimir o protocolo de pré-matrícula para comprovação no ato da matrícula na escola escolhida.

De acordo com a chefe da Divisão de Apoio ao Aluno da SEME, professora Patrícia Freitas, que é também a presidente da Comissão de Matrículas, o primeiro ano do procedimento online foi bastante aplaudido e o sucesso será ainda maior para as próximas etapas.

– De forma rápida e fácil, os responsáveis têm a comodidade de garantir a vaga do filho de onde estiver. Conforme as vagas forem acabando nas escolas, elas serão bloqueadas automaticamente pelo Sistema. Além disso, o sistema também fará um cruzamento de dados, impedindo que um único aluno seja pré-matriculado em várias escolas para garantir vaga e escolher posteriormente, o que antes era comum e tumultuava o processo, já que uma vez que a vaga era bloqueada, impedia a oferta de vagas a outros alunos – garante a professora.

A implementação do novo sistema foi uma conquista importante para o município de Cabo Frio e o cumprimento da primeira promessa do governo Alair Corrêa para a Educação, como lembra a secretária de Educação, professora Elenice Martins.

Ainda assim, é fundamental ler atentamente a Resolução/SEME Nº05, de 5 de dezembro de 2014, que também estará disponível no portal da refeitura. Confira o cronograma geral com as orientações necessárias:

Matrículas novas

Datas e Procedimentos

29/12/2014 das 9h até 6/1/2015 às 23h59min – 1ª fase de pré-matrículas novas na internet: candidatos com deficiência.

8 a 12/1/2015 das 8h às 14h – Efetivação dos requerimentos das matrículas dos candidatos inseridos na 1ª fase, nas unidades escolares (alunos com deficiência).

15/1 das 9h até 24/1/2015 às 23h59min – 2ª fase de pré-matrículas novas na internet: candidatos em geral.

 27 a 30/1/2015 das 8h às 14h – Efetivação dos requerimentos das matrículas dos candidatos inseridos na 2ª fase, nas unidades escolares (alunos em geral).

4/2 às 9h até 5/2/2015 às 23h59min – 3ª fase da pré-matrícula na internet para candidatos com e sem deficiência.

9 a 11/2/2015 das 8h às 17h – Efetivação dos requerimentos das matrículas dos candidatos inseridos na 3ª fase, nas unidades escolares.

A partir de 12/2/2015 – Disponibilização das vagas remanescentes nas unidades escolares.

Documentação necessária para efetivar a matrícula nas escolas:

O requerimento deverá ser assinado pelo responsável do aluno ou pelo próprio, se maior de idade, acompanhado dos seguintes documentos: duas fotografias tamanho 3x4; fotocópia da certidão de nascimento ou casamento; fotocópia do título de eleitor, se maior de 18 anos; fotocópia da carteira de identidade, se maior de 18 anos; fotocópia de certificado de reservista, se maior de 18 anos e até 45 anos, se do sexo masculino; histórico escolar ou protocolo de transferência para alunos do Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos – EJA e Ensino Médio Regular e EJA; atestado de escolaridade emitido pela unidade de origem de Educação Infantil; fotocópia da carteira de vacinação atualizada (para alunos da Educação Infantil); fotocópia do comprovante de residência; fotocópia do comprovante do tipo sanguíneo e do fator Rhesus – RH; fotocópia do comprovante da deficiência (laudo), quando for o caso.

Informamos que para a efetivação do requerimento de matrícula o responsável deverá apresentar documento de identidade com foto.

O aluno, se maior, ou seu responsável deverá tomar ciência do prazo de seis meses a contar da data do procedimento de matrícula para entregar o comprovante do tipo sanguíneo e do fator Rhesus – RH, conforme obrigatoriedade disposta na Lei Estadual Nº 6.683 de 15 de janeiro de 2014, caso não o apresente no ato da matrícula.


Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE