O Mestre e seus aprendizes | Rio das Ostras Jornal

O Mestre e seus aprendizes

Projeto socioambiental busca desenvolver a consciência ecológica nas novas gerações de Barra de São João

Inspirados no trabalho do pescador e ambientalista Mestre Tuti, que diariamente percorre a foz do Rio São João para recolher os resíduos que encontra no manguezal, profissionais de Casimiro de Abreu se uniram para dar início ao projeto socioambiental ‘Aprendiz do Mestre’. A Escola Pastor Abel de Souza Lyrio, no distrito de Barra de São João, foi escolhida para ser a primeira unidade a receber as ações, pois já trabalha conceitos ecológicos em sala de aula com os alunos e vem realizando várias ações para se tornar uma ‘Escola Sustentável’.

Durante quatro encontros, as crianças do terceiro e quarto ano do ensino fundamental vão aprender a importância de separar e reciclar o lixo, fazer caminhadas de limpeza às margens do Rio São João, além de participar de oficinas de artesanato para transformar o lixo em arte.

No primeiro encontro, os profissionais se apresentaram para os alunos e, através de um bate papo, mostraram os impactos do lixo na natureza e o que cada um pode fazer para manter um ambiente mais saudável. No segundo, as turmas plantaram papel semente e uma muda de ipê rosa no pátio da escola. No terceiro encontro, que acontecerá nessa sexta-feira, dia 24 de outubro, os alunos vão participar da oficina de artesanato com material reciclável.

Os editores e cinegrafistas Fernando Baltazar e Talita Sampaio, o fotógrafo Cláudio Pacheco, as jornalistas Erika Enne e Juliana Guzzo, junto com o Mestre, estão desenvolvendo as ações que serão gravadas e transformadas em um documentário. “Este projeto vai levar ainda mais longe a mensagem de preservação e cuidado com natureza. Hoje o Pastor Abel se tornou uma Escola Sustentável. Trabalhamos nas salas de aulas temas ambientais, estamos plantando mudas frutíferas para a formação de um pomar, além da horta orgânica, desenvolvida junto com os funcionários e alunos”, falou a diretora Efigênia Rouge.

O Mestre - José Otoni Moreira, mais conhecido como Mestre Tuti, nasceu em Trairi, no Ceará, mas escolheu o distrito de Barra de São João para viver e cuidar. Um dia, enquanto pescava no Rio São João, o Mestre viu um vizinho jogar uma sacola cheia de lixo dentro do rio. O pescador recolheu a sacola e teve uma ideia: criou o Barquinho do Lixo, que fica ancorado no meio do rio para que outros pescadores depositem os objetos encontrados pelas águas e margens.


Mesmo com o barquinho ancorado, o Mestre continua a percorrer o rio para recolher o lixo jogado por pessoas sem consciência ecológica. O que é recolhido e pode ser reciclado é doado para moradores de baixa renda da comunidade ou transformado em obras de arte pelas mãos do próprio Mestre. Além de pescador e artista, o Mestre também é poeta. Sua maior inspiração é a natureza e a beleza do Rio São João.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE