Município implanta programa para a produção agrícola livre de agrotóxico | Rio das Ostras Jornal

Município implanta programa para a produção agrícola livre de agrotóxico

Produção Agroecológica Integrada e Sustentável vai beneficiar pequenos agricultores do município
A partir desta semana, 15 unidades familiares e comunitárias de Casimiro de Abreu começam a ser beneficiadas com a implantação do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). A ação vai estimular a produção da agricultura orgânica, por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos.  Em Casimiro de Abreu ele foi iniciado com uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Durante 30 meses, os produtores serão capacitados através de cursos e também receberão uma consultoria técnica. No meio desse processo eles receberão um kit com todo o sistema de irrigação, galinhas, milho e mudas. "Vamos perceber uma mudança radical nestes produtores rurais. Eles aprenderão ainda a fazer uma boa gestão, a empreender, bem como prestar um bom atendimento, o que resultará em boas vendas", disse o coordenador do Sebrae na Região dos Lagos, Ronald Silveira. Ele elogiou ainda a integração entre as secretarias de Trabalho e Renda, Turismo e Eventos, Agricultura e Meio Ambiente para a realização do projeto.
Segundo o prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, o projeto é mais uma parte da política de incentivo ao pequeno produtor, que tanto tem sido beneficiado nos últimos anos. "Esta é uma grande oportunidade para elevarmos mais os nossos conhecimentos e, para que no futuro, nosso Mercado Municipal comercialize apenas produtos orgânicos".
BENEFICIADOS - Dos 15 produtores rurais que estão participando do PAIS, 11 estão inseridos também no projeto do Agroturismo Ecológico. Em sua propriedade, o produtor Valber Borges já procura cultivar seus produtos sem o uso de agrotóxico, entretanto, ele quer aprimorar ainda mais os conhecimentos sobre esta prática. "Desde que comecei com os meus cultivos, sempre procurei exercitar esta prática. Essa iniciativa só vem a melhorar a qualidade do que produzimos no campo".
O projeto, que tem uma tecnologia social de baixo custo, tem como premissa o manejo agroecológico da produção. Ele vai apoiar o manejo adequado dos recursos naturais, incentivando a diversificação da produção e evitando o desperdício de alimentos, água e energia. Para a produtora rural, Sônia Maria da Rocha, a iniciativa vai envolver toda a família na propriedade. "Este é um momento oportuno e, por isso, o projeto chegou em boa hora. Vamos melhorar ainda mais a nossa situação".

Estiveram presentes na implantação do projeto, o vice-prefeito, Zedequias da Costa; o secretário de Turismo, Oscar Pires Junior; a secretária de Trabalho e Renda, Alessandra Teófilo; o secretário de Meio Ambeiente e Desenvolvimento Sustentável, Maurício Porto; o secretário de Agricultura, Ubirajara Pina; e o coordenador nacional do programa de Agronegócio, José Altamiro.  
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE