Uma
iniciativa pioneira no Ensino Fundamental entre as prefeituras brasileiras foi
implantada pela Secretaria de Educação de Rio das Ostras. Trata-se do
ProVirtual – Programa de Progressão Parcial Virtual, uma plataforma de
aprendizagem que pode ser acessada de qualquer computador, tablet ou celular
com Internet. O objetivo é permitir que os estudantes da Rede Municipal
promovidos parcialmente de série, por não alcançaram as médias para aprovação
em até duas disciplinas, possam avançar no aprendizado.
A
plataforma surgiu para responder a um desafio da progressão parcial na Cidade:
como transmitir os conteúdos de oitos disciplinas do 6º ao 9º anos para 1.203
estudantes matriculados em 13 unidades de ensino, garantindo uma aprendizagem
significativa? “Esses alunos faziam aulas no contraturno e era necessária toda
uma logística para atendê-los, com salas e professores disponíveis. A plataforma
virtual permite que os estudantes façam as aulas e atividades em casa, no
horário que puderem”, explica Valéria Bragança, diretora do Departamento de
Avaliação Educacional.
Elaborada
pelo professor de História e desenvolvedor de web Daniel Gomes Aguiar, a
plataforma disponibiliza os conteúdos das matérias por meio de textos e vídeos.
Cada aluno tem um espaço virtual individualizado para receber as aulas e
realizar os exercícios avaliativos, corrigidos na hora. Por meio desse canal,
os estudantes ainda podem se comunicar com os professores tutores e ter suas
dúvidas respondidas. O primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem
(AVA) está sendo feito presencialmente nas salas de informática das unidades de
ensino.
“Esse
primeiro acesso presencial é fundamental para o estudante conhecer a plataforma
e receber o Manual do Aluno, com todas as informações. Da segunda aula em
diante, o acesso poderá ser feito de qualquer local”, explica Daniel, que
preparou as aulas de História da plataforma. Segundo ele, os professores
tutores terão um papel importante e proativo já que, além de responder dúvidas,
vão interagir com os alunos quando esses tiverem menos de 50% de acerto nas
atividades ou ficarem ausentes do AVA por mais de 15 dias.
Antes
do programa ser implantado foi oferecida uma capacitação
para os professores (tutores, orientadores e das salas de informática). Também
os alunos bolsistas de tecnologia educacional do Print – Programa
Pró-Integração receberam treinamento para auxiliar os estudantes da Progressão
Parcial no uso da plataforma. O
ProVirtual é um dos projetos desenvolvidos pela Coordenadoria de Formação e
Acompanhamento Pedagógico da
Secretaria de Educação.
INTERATIVIDADE
– A Escola Municipal Cidade
Praiana recebeu o projeto-piloto do ProVirtual e os alunos, já no primeiro
acesso, se adaptaram à plataforma. Cursando o 7º ano do Ensino Fundamental,
Matheus Borges, de 13 anos, ficou em dependência em História e não teve
dificuldades para resolver as questões propostas. “O texto explicou muito bem
tudo sobre os fósseis. Não achei difícil e, uma vez por semana, vou vir aqui na
sala de informática para fazer as aulas”, afirmou.
Alunos
que não têm internet em casa ou no celular vão poder usar os computadores da
sala de informática para assistir as aulas, mas ainda existe a opção de receber
todo material impresso. A estudante Maria Eduarda Carneiro Machado, de 16 anos,
que cursa o 9º ano, vai utilizar o celular para acessar a plataforma. “Os
vídeos postados na plataforma tornam as aulas bem dinâmicas e interativas”,
analisou ela, que faz dependência em Educação Física e História.
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