Rio das Ostras lança programa virtual pioneiro para resgatar o aprendizado | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras lança programa virtual pioneiro para resgatar o aprendizado

Estudantes recebem, pela plataforma disponível na Internet, os conteúdos das disciplinas nas quais não alcançaram médias.

Uma iniciativa pioneira no Ensino Fundamental entre as prefeituras brasileiras foi implantada pela Secretaria de Educação de Rio das Ostras. Trata-se do  ProVirtual – Programa de Progressão Parcial Virtual,  uma plataforma de aprendizagem que pode ser acessada de qualquer computador, tablet ou celular com Internet. O objetivo é permitir que os estudantes da Rede Municipal promovidos parcialmente de série, por não alcançaram as médias para aprovação em até duas disciplinas, possam avançar no aprendizado.

A plataforma surgiu para responder a um desafio da progressão parcial na Cidade: como transmitir os conteúdos de oitos disciplinas do 6º ao 9º anos para 1.203 estudantes matriculados em 13 unidades de ensino, garantindo uma aprendizagem significativa? “Esses alunos faziam aulas no contraturno e era necessária toda uma logística para atendê-los, com salas e professores disponíveis. A plataforma virtual permite que os estudantes façam as aulas e atividades em casa, no horário que puderem”, explica Valéria Bragança, diretora do Departamento de Avaliação Educacional.

Elaborada pelo professor de História e desenvolvedor de web Daniel Gomes Aguiar, a plataforma disponibiliza os conteúdos das matérias por meio de textos e vídeos. Cada aluno tem um espaço virtual individualizado para receber as aulas e realizar os exercícios avaliativos, corrigidos na hora. Por meio desse canal, os estudantes ainda podem se comunicar com os professores tutores e ter suas dúvidas respondidas. O primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) está sendo feito presencialmente nas salas de informática das unidades de ensino.
 
“Esse primeiro acesso presencial é fundamental para o estudante conhecer a plataforma e receber o Manual do Aluno, com todas as informações. Da segunda aula em diante, o acesso poderá ser feito de qualquer local”, explica Daniel, que preparou as aulas de História da plataforma. Segundo ele, os professores tutores terão um papel importante e proativo já que, além de responder dúvidas, vão interagir com os alunos quando esses tiverem menos de 50% de acerto nas atividades ou ficarem ausentes do AVA por mais de 15 dias.

Antes do programa ser implantado foi oferecida uma capacitação para os professores (tutores, orientadores e das salas de informática). Também os alunos bolsistas de tecnologia educacional do Print – Programa Pró-Integração receberam treinamento para auxiliar os estudantes da Progressão Parcial no uso da plataforma. O ProVirtual é um dos projetos desenvolvidos pela Coordenadoria de Formação e Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Educação.

INTERATIVIDADE A Escola Municipal Cidade Praiana recebeu o projeto-piloto do ProVirtual e os alunos, já no primeiro acesso, se adaptaram à plataforma. Cursando o 7º ano do Ensino Fundamental, Matheus Borges, de 13 anos, ficou em dependência em História e não teve dificuldades para resolver as questões propostas. “O texto explicou muito bem tudo sobre os fósseis. Não achei difícil e, uma vez por semana, vou vir aqui na sala de informática para fazer as aulas”, afirmou.

Alunos que não têm internet em casa ou no celular vão poder usar os computadores da sala de informática para assistir as aulas, mas ainda existe a opção de receber todo material impresso. A estudante Maria Eduarda Carneiro Machado, de 16 anos, que cursa o 9º ano, vai utilizar o celular para acessar a plataforma. “Os vídeos postados na plataforma tornam as aulas bem dinâmicas e interativas”, analisou ela, que faz dependência em Educação Física e História.


Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE