Rio das Ostras é polo de Formação de Agentes Culturais em Bibliotecas | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras é polo de Formação de Agentes Culturais em Bibliotecas

Município foi um dos quatro polos escolhidos pelo Governo do Estado para o projeto.

Rio das Ostras está sediando cursos de Formação de Agentes Culturais e Planejamento Estratégico de ações relacionadas a atividades em bibliotecas públicas. O objetivo do projeto é sedimentar esses espaços como difusores da cultura e da criatividade, incentivando que a população frequente as bibliotecas. O município foi um dos quatro polos escolhidos pela Secretaria Estadual de Cultura para sediar o evento, que segue até segunda, 1º de setembro.

O intuito das palestras é conscientizar os agentes culturais sobre a importância da organização interna das bibliotecas públicas, a comunicação e o posicionamento institucional para a mobilização de recurso, contribuindo para a sustentabilidade de ações de médio e longos prazos.

“É uma grande honra sediar um encontro deste nível a convite da Secretaria Estadual de Cultura. A iniciativa reforça nossos projetos, que promovem o espaço da biblioteca como difusor da cultura. É o caso dos ‘Encontros Literários – Conexão Jovem’, que estimula o jovem a frequentar o local em busca de informação e formação”, diz Cosme dos Santos, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

O evento tem a parceria do programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas – Iberbibliotecas, que apoia ações para a promoção das bibliotecas como pontos de acesso a informação, ao conhecimento, a tecnologia e a cultura geral.

RECONHECIMENTO – Rio das Ostras vem desenvolvendo ações de incentivo à leitura, entre elas o “Encontros Literários – Conexão Jovem”, que reúne alunos de escolas públicas e privadas para um diálogo com autores de livros. O objetivo é desenvolver nos jovens o interesse em conhecer como o processo de criação das obras e as inspirações de seus autores.

A Fundação ainda apoia a Casa de Leitura Casimiro de Abreu, Projeto Leitura Viva do Governo Federal. O espaço, instalado na Casa de Cultura, tem o objetivo de incentivar crianças e jovens a desenvolver a criatividade, por meio da leitura.

“Livros: eu compartilho”. Este é o nome da campanha permanente de doação de títulos, da Secretaria de Educação do município. A campanha incentiva a população e visitantes a doar obras literárias e histórias em quadrinhos. O projeto aumentou o acervo de 7 Salas de Leituras instaladas nas escolas municipais.



Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE