Rede municipal de Macaé promove I Encontro Municipal de Mobilização | Rio das Ostras Jornal

Rede municipal de Macaé promove I Encontro Municipal de Mobilização

Entre os objetivos estão fomentar a participação familiar diante da responsabilidade na vida escolar.

O I Encontro Municipal de Mobilização Social pela Educação Pública de Macaé Começou nesta quinta-feira (21). A programação termina nesta sexta-feira (22), no auditório Cláudio Ulpiano, da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), com atividades das 8h às 12h. Estiveram presentes a representante do Ministério da Educação e coordenadora Nacional do Plano de Mobilização Social pela Educação, Ivanete Oliveira dos Santos; e o representante do Instituto Federal Fluminense (UFF), coordenador estadual e integrante do Comitê da Baixada Fluminense, David Francisco Arcenio. 

Macaé é um dos municípios que instituiu o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação. Entre os objetivos estão fomentar a participação familiar diante da responsabilidade na vida escolar; construir, fomentar e divulgar projetos e ações de mobilização; sensibilizar a sociedade sobre a importância da educação no desenvolvimento individual e social; e divulgar dados sobre a educação. 

O evento foi dirigido a diretores, professores, pais e responsáveis pelos alunos das escolas municipais; representantes das Associações de Apoio às Escolas - que serão futuros conselheiros escolares; líderes de associações; membros de secretarias como Defesa Civil, Desenvolvimento Social; e Coordenadorias Extraordinária de Igualdade Racial e Políticas Sobre Drogas. A intenção da Secretaria de Educação é que, a partir deste encontro, seja formado o Comitê de Mobilização Social pela Educação. 

Durante o intervalo do encontro, o Prefeito de Macaé, Dr Aluízio, esteve com os palestrantes presentes. “Agradeço pelo empenho da equipe da educação pela realização de ações como esta, que visam a melhoria do processo ensino-aprendizagem e maior integração dos pais e sociedade diante das questões pedagógicas. Além disso, desejo contar com a colaboração de todos para que estejam atentos à extensão do calendário vacinal infantil (crianças entre dois anos a nove anos, onze meses e 29 dias), que já está acontecendo nas unidades da rede privada e municipal com devida autorização e apresentação da carteira de vacinação”, salientou. 

Ivanete Oliveira dos Santos elogiou a iniciativa de Macaé em promover o encontro. “É muito bom ver que Macaé está avançando e se preocupa, não apenas com a qualidade do ensino, mas pensa em ações que visam reforçar a aproximação dos pais e representantes dos alunos nas escolas como o acompanhamento escolar. Esta é mais uma medida que visa garantir o reforço da aprendizagem dos estudantes”, enalteceu.

Para David Francisco Arcenio, este é um momento positivo para a educação. “Estamos satisfeitos com esta estratégia, pois sabemos que o ensino e a aproximação com a comunidade escolar são valiosos para a qualidade da educação pública”, salientou.

A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, afirmou que o evento é um passo importante para reforçar o elo com a comunidade escolar. “São necessárias sugestões e ideias para a efetiva participação da sociedade na escola, para que assim os anseios sejam compartilhados e correspondidos”, falou. 

A programação foi marcada por diversas apresentações culturais, como a do grupo de contadores de histórias da rede municipal HistoriArte. O contador de histórias mirim, Pedro Peçanha, que estuda no Colégio Municipal Alvarez Parada, também participou. Assim como a banda da Secretaria Municipal de Educação com musicalidade eclética. 

Nesta quinta-feira foram abordados os seguintes temas; “Fundamentos, estratégias, estatísticas e dados da educação brasileira: desafios e avanços", “O que as instituições (públicas ou privadas) e mobilizadores devem conhecer para mobilizar?”, “Os fundamentos da interação escola-família-comunidade”, “Práticas de Mobilização Social pela Educação pelo Brasil”, e "Dicas para o fortalecimento do comitê".

A programação segue nesta sexta-feira (22), com os enfoques “Território de atuação: quem iremos mobilizar?” e “Elaboração do Plano de Ação: estratégia de interação família-escola-comunidade, tendo em vista o Plano de Metas – Compromisso todos pela Educação”.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE