Público do Jazz & Blues pode colaborar com campanha de doação de livros | Rio das Ostras Jornal

Público do Jazz & Blues pode colaborar com campanha de doação de livros

Estande localizado na Cidade do Jazz, em Costazul, vai receber obras literárias e gibis para ampliar acervo das escolas municipais.

Iniciada na edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival do ano passado, a campanha “Livros: Eu Compartilho” se tornou permanente, já tendo arrecadado cerca de 6 mil títulos, entre obras literárias e histórias em quadrinhos. Com isso, foi possível criar sete novos espaços de leitura nas escolas da Rede Municipal e ampliar os acervos das demais unidades. Nesta edição do festival, quem desejar contribuir com a campanha poderá entregar livros e gibis no estante que vai funcionar na Cidade do Jazz, em Costazul. A entrega deverá ser feita das 18h à meia-noite, nos dias 8,9, 15 e 16 de agosto, quando acontecem shows no palco principal.

A secretária de Educação, Andrea Machado, explica a importância da campanha para a formação de leitores, lembrando que não aceitam apenas livros didáticos. “Muitas pessoas, depois de lerem os livros, os deixam esquecidos em casa. Estamos incentivando o compartilhamento dessas obras para que possam beneficiar nossos estudantes. A arrecadação de livros durante o festival superou nossas expectativas. Foi interessante ver como o público do Jazz & Blues também é um público leitor”, afirma.

Um dos novos espaços de leitura criados a partir da campanha está localizado na Escola Municipal Simar Machado Sodré, no Âncora. Nesta quinta-feira, dia 24, o acervo daquela biblioteca foi ampliado com a chegada de mais 100 obras, entre livros e revistas. “As famílias da maior parte de nossas crianças têm poucos recursos, o que dificulta a aquisição de livros. Com a inauguração desse espaço estamos possibilitando que os nossos alunos leiam e assim, mesmo que não tenham condições de viajar, conheçam muitos lugares e histórias”, conta a diretora da unidade, Mônica Barcelos.

A chegada de novos títulos fez a alegria de estudantes como Débora Castro da Silva e João Victor Barbosa, ambos de 9 anos, que cursam o 3º ano do Ensino Fundamental. “Gosto muito de ler e fiquei feliz porque agora vamos ter mais livros”, comemora Débora. “De tudo que já li, o que achei mais legal foi ‘O Pequeno Polegar’. Espero conhecer outras histórias boas como essa”, completa João Victor.  

Segundo Juliana Ramos, diretora do Departamento de Leitura e Arte da Secretaria de Educação, a campanha tem dado maior visibilidade aos projetos que desenvolvem. “Todos que compartilharam os seus livros e quadrinhos e os que pretendem doar podem ter certeza que estamos utilizando muito bem essas obras, realizando atividades para incentivar e formar novos leitores”, reforça. A educadora esclarece não são aceitos livros didáticos, uma vez que esses já são distribuídos às escolas públicas pelo Governo Federal.


Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE