Rio das Ostras celebra Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras celebra Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

Programação inclui oficina de culinária, ações informativas e apresentação de dança.

A Prefeitura de Rio das Ostras vai mobilizar a população em torno da prevenção da hipertensão e das doenças causadas em decorrência da hipertensão, como os problemas cardiovasculares. 

Para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão, 26 de abril, a Secretaria de Saúde montou uma programação que começa no dia 25, sexta-feira, com uma oficina de culinária, na Padaria Escola, para os pacientes cadastrados no Programa Municipal de Controle da Hipertensão e Diabetes – HiperDia. As equipes também vão participar do evento do Dia do Trabalho, 1º de maio.

A oficina acontece em dois turnos, de 8h às 12h e de 13h às 17h, com aulas promovidas pelos especialistas do Programa HiperDia e da Área Técnica de Nutrição e Alimentação da Rede Municipal. Os alunos vão participar de aulas teóricas sobre o tratamento oferecido pelo Município, a doença e ainda sobre alimentação saudável, com enfoque na redução do sódio (sal) na alimentação, que pode ser substituído por temperos como ervas e especiarias. Os pacientes também vão aprender, na prática, como preparar caldo de legumes caseiros, sal de ervas e como utilizar as especiarias e o caldo de legumes em substituição ao sal, no preparo das refeições diárias, sem que a comida perca o sabor.

No dia 1º de maio, as equipes de Secretaria de Saúde, também vão participar do evento promovido em homenagem ao Dia do Trabalho, em frente à entrada de Costazul, a partir de 15h. Os trabalhadores vão receber orientações sobre como prevenir, controlar e os fatores de risco associados à hipertensão arterial. Haverá ainda uma apresentação de dança do grupo Vitalidade, do Programa Municipal de Saúde do Idoso.

HIPERTENSÃO

A Hipertensão Arterial, mais conhecida como “pressão alta”, é na maioria das vezes, uma doença assintomática e uma das principais causadoras das doenças do coração. Por ano, quase 300 mil pessoas morrem no Brasil por doenças cardiovasculares, e em mais da metade dos casos, em decorrência da hipertensão. A pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade. Cerca de 5% das crianças e adolescentes brasileiros têm a doença.


A prevenção à pressão alta começa com a informação sobre a doença. O controle da doença está relacionado à prática de atividade física, ao controle do peso, combate ao tabagismo e aos hábitos alimentares mais saudáveis, com baixa ingestão de sal. Os especialistas também recomendam a verificação periódica da pressão arterial nas consultas de saúde.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE