MPF vai discutir invasão de 'coral assassino' em audiência pública | Rio das Ostras Jornal

MPF vai discutir invasão de 'coral assassino' em audiência pública

Inquéritos foram instaurados no Rio, São Pedro da Aldeia e Angra dos Reis.
Coral é conhecido como assassino por atacar corais nativos brasileiros.
O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro realizará no dia 28 de abril uma audiência pública com objetivo de debater as medidas e ações no controle da bioinvasão do Coral-Sol, conhecido como assassino por atacar os corais nativos brasileiros. 

Diversas evidências apontam que essa espécie de coral, pertencente ao gênero Tubastraea spp, tenha sido introduzida acidentalmente na Baía da Ilha Grande através de plataformas e/ou sondas de petróleo e gás.

Três inquéritos civis públicos do MPF, instaurados no Rio de Janeiro, em São Pedro da Aldeia e Angra dos Reis, investigam a bioinvasão do Coral-Sol, que gera perda da biodiversidade e fragilização dos recursos pesqueiros (tanto do extrativismo, quanto da maricultura), além de outros impactos sociais e ambientais. Até o momento, já foi identificado que essa espécie de coral afeta diretamente os municípios de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Rio de Janeiro, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, sendo uma ameaça para toda costa brasileira.

Convocada pelos procuradores da República Monique Cheker, Douglas Santos Araújo e Maurício Ribeiro Manso, a audiência pública terá a participação de representantes do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Petrobras, do Estaleiro Brasfels LTDA, da Vale S.A. Terminal Portuário, dentre outros.

A audiência pública será das 13h às 18h30, no auditório da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (Av. Nilo Peçanha, nº 31, 6º andar, Centro - RJ). A participação será limitada a capacidade do auditório.

Fonte: G1 Região dos Lagos


Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE